A influência das Cores para o Cliente
As cores dão identidade, expressividade e personalidade a tudo.
Vamos ver as cores e o comportamento humano em relação a elas em nível psicológico, físico e emocional. E como essa influência está diretamente ligada à experiência de navegação.
Efeitos psicológicos da cor
A cor pode aumentar a memorização, recordação e reconhecimento. Em projetos interativos, a cor pode sugerir categorias e dão identidade aos pedaços de informação. Isso pode criar um design que é mais eficiente, mais claro e fácil de entender, logo a navegação será mais positiva e a experiência também.
Os efeitos fisiológicos da cor
As cores afetam nosso sistema nervoso. Os estudos mostram que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso simpático, o que resulta em alterações fisiológicas tais como um aumento do ritmo cardíaco. Em contraste, tons suaves de azuis e verdes criam o efeito fisiológico oposto e nos ajudar a relaxar.
Efeitos emocionais da cor
As cores e os significados que atribuímos quando já passaram pelo psicológico e pelo fisiológico, afetam nossas emoções e o nosso humor. Por exemplo, a maioria das pessoas associa a cor amarela com felicidade e energia. Em termos individuais, uma pessoa poderia associar a cor amarela com a cor de sua casa durante a infância, que invoca lembranças e sentimentos agradáveis.
Contexto cultural da cor
Lembre-se que o significado é culturalmente construído. Sensibilidade ao contexto cultural da cor dentro do seu grupo de usuários é importante. Por exemplo: em muitas culturas ocidentais, o preto representa a morte. Em algumas culturas orientais, o branco representa a morte.
E mesmo dentro do nosso país, por exemplo: não vá para o Rio Grande do Sul desenhar um site azul para torcedores do Internacional pois o azul remete automaticamente a seu time rival, o Grêmio. E por aí vai.
Abaixo tem um guia rápido para cor e significado a partir de uma perspectiva cultural americana. Vamos rever as potencialidades das cores, agora com uma perspectiva de experiência de usuário. A cor como sua aliada na hora de desenhar essa UX.
Vermelho
- Aumenta as taxas de pressão arterial, coração e respiração;
- Aumenta temporariamente a força e resistência;
- Representa vitalidade, ambição e paixão;
- Pode afastar os pensamentos negativos;
- Associada com a raiva, perigo, endividamento e irritabilidade.
Rosa
- Induz sensações de relaxamento, tranquilidade, carinho e proteção;
- Reduz os sentimentos de agressividade e irritação;
- Associado com carinho, altruísta, generosidade e amor;
- Rosa claro é associado com a feminilidade, enquanto tons mais ousados e mais quentes sugerem energia, jovialidade e diversão.
Laranja
- Estimula o sistema digestivo e imunológico;
- Associado com a energia e vitalidade;
- Audiências mais jovens respondem com laranjas fortes, enquanto o público mais velho e de alto nível, respondem positivamente aos tons mais suaves;
- Afeta positivamente o humor e é uma cor considerada antidepressiva.
Amarelo
- Estimula o cérebro, criando agilidade e energia;
- Ativa o sistema linfático;
- É uma cor alegre, otimista, confiante e edificante;
- Associada com o intelecto, organização, discernimento, memória, clareza, tomada de decisão e bom senso.
Verde
- Traz equilíbrio, relaxamento e sentimentos de conforto;
- Nos ajuda a respirar com profundidade e mais lento;
- Sugere natureza, paz e bem-estar;
- Tons escuros sugerem riqueza;
- Representa a proteção em ambientes;
- Tonalidade verde, como o verde oliva, pode representar doença e náuseas.
Azul
- Reduz a pressão arterial, tem um efeito refrescante e calmante;
- Azul escuro regula os padrões de sono, e está associado com a calma;
- Inspira controle mental, clareza e criatividade.
Roxo
- Violeta sugere purificação, limpeza, paz e equilíbrio;
- Estimula a compaixão, intuição e imaginação;
- Associado com o lado direito do cérebro;
- Refere-se a sensibilidade, beleza e idealismo;
- Associada com a realeza e nobreza.
Marrom
- Sugere terra, casa e lar, estabilidade e segurança;
- Também pode sugerir sujeira ou retiro e isolamento do mundo.
Preto
- Reconfortante e protetor;
- Misterioso, sugere o silêncio e a morte;
- Também pode ser considerado elegante e sofisticado.
Branco
- Pureza, clareza, paz e conforto;
- Sugere liberdade, embora muito pode ser considerado frio e solitário.
Cinza
- Sugere independência e autossuficiência;
- Pode ser uma cor negativa, sugerindo a evasão, inconsequência, separação, falta de envolvimento e solidão.
Lembre-se que, a experiência do usuário é muito afetiva. A cor transmite, desde os primórdios, uma das primeiras sensações emocionais que a pessoa tem, desde o momento que abre os olhos na maternidade. É ali que começa a sua indexação cognitiva de mundo.
É importante ressaltar que esses efeitos vêm embalados em contextos culturais. Isso significa que a reação que a cor provoca em nós pode mudar dependendo da cultura ou culturas em que fomos criados.
Gostou do conteúdo? Então, bora aplicar tudo o que você aprendeu, não só na criação de um site, mas na personalização dos seus materiais gráficos também!
Referência: Site UX Collective - https://brasil.uxdesign.cc/as-cores-na-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-55f5aea4e229